ETAPAS DA REBOBINAGEM DE MOTORES
É preciso muito cuidado ao avaliar a necessidade de rebobinagem de motores, uma vez que a manutenção poderá ser recorrente em caso de rebobinagem de motores com uma vida útil já debilitada.
A equipe técnica mecânica responsável pela manutenção precisa avaliar o período em que o motor foi usado, a frequência em que ele é usado, a máquina na qual ele está implementado e também as condições do local onde fica armazenado. É sempre importante relembrar que as condições e normas de segurança precisam ser respeitadas ao manusear um motor elétrico, pois o risco da rebobinagem de motores feita por uma equipe sem experiência é muito alto. Por isso, sempre realize esta e outras ações de manutenção dentro dos procedimentos de segurança obrigatórios.
A rebobinagem de motores é feita quando o motor apresenta um processo de curto entre o rotor e estator, além de curtos nos enrolamentos ou mesmo alguma queima e interrupção de bobinas, desconfiguração na rede elétrica e etc. Para fazer a rebobinagem de motores é necessário abrir o motor com uma ferramenta chamada Talhadeira, que corta a parte superior das bobinas, tirando-as para fora do estator. Neste processo, é necessário também realizar uma limpeza no estator antes de prosseguir.
Após essa etapa, começa o procedimento de rebobinagem, sendo que a rebobinagem de motores trifásicos e monofásicos diferem entre si devido aos tipos de enrolamentos que cada motor possui.